Prefeito
voltar
Antonio José de Carvalho Barros
Período de atuação: 01/01/1908 arrow_right_alt 01/01/1912
info_i Sobre o(a) Prefeito(a)

Intendente - Conselho de Intendência da Primeira República

GESTÃO: 1908 a 1912 e 1914 a 1916

Antonio José de Carvalho Barros (Botucatu, 20 de março de 1873 - São Paulo, 06 de janeiro de 1946), mais conhecido como Tonico de Barros, foi um fazendeiro, militar, vereador e intendente de Botucatu. Era filho de Antonio de Carvalho Barros e Liduina de Campos Barros e casado com Maria José da Conceição Barros. Sua patente militar era tenente-coronel da Guarda Nacional.

Como intendente, melhorou no abastecimento de águas, arborizou a Rua Cesário Alvim (atual João Passos), reformou calçadas e estradas da zona rural. Com o aparecimento de casos de carbúnculo (doença respiratória que afeta animais de pecuária) numa importante fazenda da região, Barros promoveu a vacinação do gado para combater uma possível contaminação; além disso, promoveu a vacinação contra a febre aftosa na zona urbana.

Com a eletricidade, as mariposas que rodeavam a luz dos postes eram motivo para o aumento da quantidade de sapos, predadores de mariposas, na Rua Rangel Pestana - via que,ficou popularmente conhecida como "rua do sapo". Para combater a praga, o então intendente suspende a iluminação na rua. Como o fornecimento de energia elétrica era de péssima qualidade, solicitou que a casa das máquinas e a estação distribuidora passassem para o domínio da edilidade, sem direito de indenização à Empresa Força e Luz - por decisão do Tribunal de Justiça do Estado.

*As datas de início e fim da gestão inseridas aqui são apenas para manter organizada a lista, tendo em vista que o sistema do site ordena automaticamente a partir desta informação.

Compartilhar
share
Escutar Conteúdo
Voz:
play_arrow
stop
Utilizamos cookies e outras tecnologias para aprimorar sua navegação e experiência em nosso site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Ler Política de Privacidade.
Aceito