Prefeito
voltar
Antônio do Amaral César
Período de atuação: 01/01/1897 arrow_right_alt 31/12/1899
info_i Sobre o(a) Prefeito(a)

Intendente - Conselho de Intendência da Primeira República

GESTÃO: 1897 a 1899

Antônio do Amaral César (Piracicaba ,1867 - Botucatu, 22 de setembro de 1923) foi um advogado, empresário, vereador, deputado e intendente de Botucatu. Era filho de José Rodrigues César e Justina Franco do Amaral, que era irmã da benemérita Isabel Franco de Arruda - uma das fundadoras da Misericórdia Botucatuense. Casou-se com Esmeralda de Andrade, com quem teve os filhos Domingos, Armando e Ormindo. Formado pela tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, advogou durante algum tempo e chegou a ocupar a Promotoria Pública de Botucatu.

Foi diretor administrativo da Santa Casa de Misericórdia Botucatuense e foi fundador da Empresa de Força e Luz de Botucatu, que trouxe a eletricidade para o município, com a rede elétrica de fios inaugurada no dia 03 de fevereiro de 1907. César também promoveu a reforma do chafariz conhecido como "biquinha", que foi construído pelo seu antecessor Napoleão de Carvalho Barros, e com a reforma, o volume de água é expandido. Com o aumento da cafeicultura em Botucatu, promoveu melhorias das ruas da cidade, para que fosse facilitada o deslocamento entre os bairros rurais da época.

*As datas de início e fim da gestão inseridas aqui são apenas para manter organizada a lista, tendo em vista que o sistema do site ordena automaticamente a partir desta informação.

Compartilhar
share
Escutar Conteúdo
Voz:
play_arrow
stop
Utilizamos cookies e outras tecnologias para aprimorar sua navegação e experiência em nosso site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Ler Política de Privacidade.
Aceito