Prefeito
voltar
Adolfo Pinheiro Machado
Período de atuação: 08/05/1947 arrow_right_alt 31/12/1947
info_i Sobre o(a) Prefeito(a)

GESTÃO: 05/1947 a 12/1947

Adolfo Pinheiro Machado (Botucatu, data desconhecida - Botucatu, 23 de dezembro de 1982) foi um professor e prefeito de Botucatu. Era filho de Gontran Pinheiro Machado e Sophia Pinheiro Machado, casado com Luiza Enedina Faro, com quem teve o filho Régis. Foi professor da Escola Normal de Botucatu (E.E.C.A.) e depois Diretor do Instituto de Educação "Dr. Cardoso de Almeida". Promovido a Inspetor do Ensino Secundário e Normal, transferiu-se para São Paulo, onde se tornou homem forte da Secretaria da Educação, encarregado de resolver todos os casos graves e as dificuldades da Secretaria. Foi Secretário Geral do Conselho Estadual de Educação.

Como Prefeito, Pinheiro Machado lutou para a permanência da sede da Diretoria Regional dos Correios em Botucatu, determinou a arborização das avenidas Santana e Dom Lúcio, trouxe, aos jardins públicos novas modalidades de flores, adquiriu do exterior máquinas destinadas às obras de abastecimento de água em Botucatu, cria a Agência Municipal Modelo do IBGE.

Ainda em Estado de Guerra pós conflito mundial, o Brasil passava por grave crise na distribuição de óleo comestível. O prefeito consegue, junto ao Estado, a liberação de 11 mil litros de óleo para a distribuição junto à população. Para frear o aumento dos preços de gêneros de primeira necessidade e evitar o abuso dos especuladores, cria a Comissão Municipal de Preços. Conquista, junto ao governo, a construção da estrada de rodagem que liga Botucatu à Itapetininga.

Autoriza a instalação de novos mobiliários no prédio da Câmara Municipal.

Compartilhar
share
Escutar Conteúdo
Voz:
play_arrow
stop
Utilizamos cookies e outras tecnologias para aprimorar sua navegação e experiência em nosso site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Ler Política de Privacidade.
Aceito