Intendente - Conselho de Intendência da Primeira República
GESTÃO: 1891 a 1892
Brazil Gomes Pinheiro Machado (Itapetininga, 02 de julho de 1854 - Botucatu, 16 de julho de 1913) foi um fazendeiro, vereador e intendente de Botucatu. Era neto de José Gomes Pinheiro, o fundador de Botucatu, filho de Matheus Gomes Pinheiro Machado - que dá nome à atual Rua Major Matheus - e Joaquina Roza da Cunha Caldeira.
Pinheiro Machado casou-se com Gabriella Fausta Alvares Bueno, com quem teve os filhos: Accacio, Brazil Filho, Isaura, Malvina, Alice, Zenita, Octávio, Leontina, Erasmo e Martinha. Por herança, possuiu partes das fazendas "Velha, Serraria e Campos Eliseos", que eram grandes latifúndios. Pertencente a uma tradicional e numerosa família, Pinheiro Machado fez parte do Conselho de Intendentes, que no início da Primeira República substituiu as edilidades (equivalentes à Câmara Municipal na época). Como intendente, assinou a Ata de fundação da Santa Casa de Misericórdia Botucatuense em 1893 e foi um dos diretores do Clube "Democracia".
*As datas de início e fim da gestão inseridas aqui são apenas para manter organizada a lista, tendo em vista que o sistema do site ordena automaticamente a partir desta informação.