Prefeito
voltar
Mirabeau Camargo Pacheco
Período de atuação: 26/08/1935 arrow_right_alt 27/11/1935
info_i Sobre o(a) Prefeito(a)

GESTÃO: 08/1935 a 11/1935

Mirabeau Camargo Pacheco foi um médico oftalmologista, vereador e prefeito de Botucatu. Natural de Campinas, transferiu-se para Botucatu após se tornar médico, e montou uma clínica na Rua Marechal Deodoro, ao lado da Rádio Emissora de Botucatu (F8). Após sua carreira política em Botucatu, Pacheco retorna a Campinas para trabalhar no famoso Instituto Penido Burnier, um dos maiores hospitais especializados em oftalmologia no Brasil.

No pequeno espaço em que esteve à frente do executivo, conseguiu a instalação da Escola Municipal da Fazenda Morrinhos (Fazenda Agrícola de Paula Souza), iniciou o combate aos mosquitos transmissores da malária, ocorre a instalação, na Fazenda São Bento, da Estação Experimental do Algodão, e também é o responsável por homenagear o ex-prefeito Raphael de Moura Campos dando o seu nome ao 3° Grupo Escolar da Cidade.

O prefeito recebe, oficialmente, a visita do secretário estadual de educação Cantídio de Moura Campos. Na segurança, reorganiza, em 1929, a Guarda Noturna, com uniforme, apito e cassetete, para auxiliar a polícia nas rondas noturnas. Firma com a Telephonica novo contrato, para substituir o material velho por mais novos, modernos e funcionais. Incentiva a formação de grupos teatrais, como o grupo Dramático, da Vila dos Lavradores, dirigido por Camilo Mazzoni.

Em setembro de 1935, executa a instalação da luz elétrica na Vila Antarctica, antiga reivindicação popular. Foi Presidente Municipal da Campanha Pró-Monumento e Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932. Pede exoneração do cargo de prefeito em novembro de 1935, apenas três meses depois de ser nomeado prefeito.

Compartilhar
share
Escutar Conteúdo
Voz:
play_arrow
stop
Utilizamos cookies e outras tecnologias para aprimorar sua navegação e experiência em nosso site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Ler Política de Privacidade.
Aceito