Prefeito
voltar
Leônidas da Silva Cardoso
Período de atuação: 21/04/1931 arrow_right_alt 02/03/1933
info_i Sobre o(a) Prefeito(a)

Prefeito Nomeado pela lnterventoria Estadual

GESTÃO: 1931 a 1933

Leônidas da Silva Cardoso (Tatuí, 16 de agosto de 1891 - Botucatu, 18 de abril de 1933) foi um militar e prefeito de Botucatu. Era filho de Francisco da Silva Cardoso e de América Kuntz Cardoso, e casado com Laurentina da Silva Cardoso. Como militar, sua patente era major, e foi fundador da Legião Revolucionária de Botucatu. Como prefeito, Cardoso ficou marcado por aumentar o calçamento para todas as vias da cidade, dando continuidade ao projeto de seu antecessor Antonio de Moura Campos.

Também executou os seguintes melhoramentos: reformou estradas municipais que ligam Botucatu aos distritos, sarjeteamento de ruas na Vila dos Lavradores e parte das do Centro, revitalização da Praça João Pessoa (atual Praça Emílio Peduti, o "Bosque"), construção de uma ponte sobre o Rio Pardo, na Estrada do Espírito Santo (atual Pardinho), reforma do Jardim da Praça Rubião Júnior (em frente à Catedral) e implantou o emplacamento da Cidade pelo sistema nova-iorquino.

Em 1932, reorganiza o Tiro de Guerra sob a instrução do 3º Sargento Celso Lúcio Monteiro. Ativo, ajuda na organização do 2º Batalhão de Caçadores Voluntários de Botucatu, que seguiu ao front paulista na Revolução Constitucionalista. Ajudou financeiramente os hospitais do Juquery, a Santa Casa de Misericórdia Botucatuense e a Assistência aos leprosos de Botucatu.

Durante o seu governo, é criado o município de Pirambóia, em 1931.

Compartilhar
share
Escutar Conteúdo
Voz:
play_arrow
stop
Utilizamos cookies e outras tecnologias para aprimorar sua navegação e experiência em nosso site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Ler Política de Privacidade.
Aceito