A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Programa Pontos MIS – Museu da Imagem e do Som, promoverá uma Oficina Pontos MIS neste sábado, 14 de junho, com o tema “Histórias para Animação”.
Horário: das 9 às 13 horas
Local: Auditório da Pinacoteca Fórum das Artes (Rua General Telles, 1040 – Centro)
Vagas: 16 participantes
Classificação etária: 16+ anos
Atividade gratuita
Inscrições pelo e-mail solange.vale@botucatu.sp.gov.br
Sinopse
A oficina oferece uma experiência totalmente analógica, sem o uso de computadores, internet ou telas. Utilizando apenas materiais simples como papel e caneta, o roteirista e diretor Alê Camargo apresentará os conceitos fundamentais da estrutura narrativa, além de técnicas para desenvolver ideias e construir boas histórias.
Por meio de exposições teóricas e atividades práticas, os participantes serão convidados a criar uma narrativa autoral, elaborando sua sinopse e argumento. Os temas abordados são:
. O que é uma história;
. O que são ideias e suas origens;
. Estrutura narrativa: definição e funcionamento;
. A Jornada do Herói: a teoria do monomito de Joseph Campbell.
Sobre o oficineiro
Alê Camargo é roteirista e diretor de animação, atuando na área desde 1997. É responsável por diversos curtas premiados, como Os Anjos do Meio da Praça, A Ilha e A Noite do Vampiro. Criador da série As Aventuras de Fujiwara Manchester (2017), exibida pela TV Cultura e Amazon Prime Video, também dirigiu o longa-metragem Mundo Proibido (2022), selecionado para importantes festivais, como o Festival de Annecy, e vencedor do prêmio de Melhor Longa-metragem no festival Anima Córdoba (Argentina). Atualmente, dirige o filme Tainá e a Flecha Azul, com estreia prevista para 2024.