Projeto EducaTran inicia atividades com o Laboratório de Mobilidade: Conectando caminhos
Publicação:
03/06/2025 11:27:36
Categorias:
Semutran
Projeto faz parte da organização Cidade Ativa

Via: Cidade Ativa (cidadeativa.org)


A iniciativa premiada “Mobilidade em Transformação: pessoas que movem cidades”, coordenada pela organização Cidade Ativa, entra em seu quinto ano com a continuidade do Laboratório de Mobilidade, agora no novo formato “Conectando Caminhos”.


Este momento do projeto consolida o Laboratório como um espaço de formação continuada voltado exclusivamente para participantes que já passaram por edições anteriores da iniciativa, unindo as turmas. A proposta é criar uma rede de apoio prática e estratégica para impulsionar ações reais, muitas delas nascidas como trabalhos de conclusão do Curso Mobilidade em Transformação, ou desenvolvidas posteriormente.


O “Conectando Caminhos” propõe-se como uma estrutura flexível, baseada no atendimento às demandas dos próprios participantes. As atividades são pensadas para apoiar de maneira personalizada cada uma das ações, oferecendo uma combinação de encontros virtuais com especialistas, revisão de documentos, troca entre membros virtualmente, encontro ao vivo em grupo e apoios presenciais da equipe Cidade Ativa através de visitas técnicas a algumas dessas cidades que serão selecionadas ao longo da jornada.


Para nós da administração pública os processos criativos do Laboratório de Mobilidade, através da Cidade Ativa, foram essenciais para a criação de atividades complementares dentro do projeto EducaTran em Botucatu. Nosso projeto educativo de trânsito já possuía uma atividade consolidada, porém carecia de atividades específicas para o público infantil e adolescentes. Através das atividades do Laboratório conseguimos estruturar o teatro de fantoches para o público infantil e a ação “Investiga Trânsito” para alunos do ensino médio, que participarão de uma investigação sobre as possíveis causas e ações preventivas diante de um sinistro viário.

Aplicar a educação para o trânsito junto a crianças e adolescentes é fundamental para a formação de gerações mais conscientes e respeitosas no trânsito, além da prevenção de sinistros viários para essa faixa etária que é exposta principalmente nos deslocamentos casa x escola.” Rodrigo Fumis, Secretário Adjunto de Assuntos de Transporte Coletivo e Trânsito na Prefeitura Municipal de Botucatu.


Os projetos acompanhados pelo Laboratório são diversos em território, abordagem e impacto, mas todos compartilham o mesmo objetivo: construir cidades mais resilientes, acolhedoras e saudáveis através de mudanças na forma como nos deslocamos. Conheça as ações impulsionadas que seguem nesse ano:


Amigos da Praça

Local: São Paulo, SP

Proponente: Danielly Ojea

Objetivos: Requalificação de praças com foco em educação ambiental, combate ao descarte irregular de resíduos e criação de espaços de convívio saudável.


Descarbonização para Todos

Local: Diversas cidades no Brasil

Proponente: Emília Freitas

Objetivos: Ação voltada à compensação de emissões no setor automotivo, com novas parcerias e ferramentas tecnológicas como uma calculadora inédita de emissões.


Lajedo sobre Rotas

Local: Lajedo, PE

Proponente: Rebeca França

Objetivos: Proposta de ciclofaixa em trecho urbano com articulação estratégica junto à gestão municipal para implementação do projeto piloto.


MambuBike

Local: Angra dos Reis, RJ

Proponente: Carla Mattos

Objetivos: Sistema de infraestrutura cicloviária parcialmente implementado, incluindo pinturas lúdicas, sinalização e mobiliário urbano para ciclistas e pedestres.


Mapeamento Colaborativo de Acessibilidade

Local: São Paulo, SP

Proponente: Tiago Franco

Objetivos: Criação de mapas de rotas acessíveis para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo inclusão no deslocamento urbano.


Panorama Dinâmico de Fluxo

Local: Santos, SP

Proponente: Agenildo Abreu

Objetivos: Uso de dados para otimização de modais e planejamento de viagens com foco em eficiência e redução de tempo.


Projeto Cidade que Educa

Local: São Carlos, SP

Proponente: Gustavo Rennó Rocha

Objetivos: Intervenções em entornos escolares para qualificar os espaços públicos e fortalecer a segurança viária, com avanços no diálogo com escolas e desafios junto ao poder público.


Projeto EducaTran

Local: Botucatu, SP

Proponente: Rodrigo Fumis

Objetivos: Educação para o trânsito com atividades práticas em ambiente controlado envolvendo estudantes da rede pública e privada.


QuilomboMob 2030

Local: São João da Ponte, MG

Proponente: Paulo Rosa

Objetivos: Fomento à mobilidade sustentável em comunidades quilombolas, com foco na população idosa e feminina, conectando zonas rurais e urbanas.


Urbanismo Tático – Rua Carijós

Local: Santo André, SP

Proponente: Tiago Silva Gomes

Objetivos: Redesenho de vias em área crítica de trânsito com ações de urbanismo tático e consolidação institucional da metodologia junto às secretarias da cidade.


A cada edição, o Mobilidade em Transformação reafirma seu compromisso com uma mobilidade urbana mais justa, plural e sensível às realidades locais. Ao reunir experiências diversas, o laboratório constrói pontes entre ideias e implementação, entre sonho e ação.


Os resultados demonstram esse impacto: até 2024, o Laboratório formou uma rede com 16 pessoas comprometidas com a causa da mobilidade, representando 11 cidades em 5 estados diferentes. O perfil dos participantes reflete a busca por diversidade e inclusão, com 44% de mulheres e 22% de pessoas pretas, pardas e/ou amarelas. O Laboratório já proporcionou quatro dias de imersão presencial e duas visitas técnicas para apoiar a implementação dos projetos. O engajamento e a relevância do processo são refletidos nos 94% de satisfação declarada pelas e pelos participantes. Além disso, todas as ações participantes do laboratório avançaram em algum aspecto ao longo da experiência.


Compartilhar
share
Escutar Conteúdo
Voz:
play_arrow
stop
Utilizamos cookies e outras tecnologias para aprimorar sua navegação e experiência em nosso site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Ler Política de Privacidade.
Aceito