Alunos da Rede Municipal de Ensino conhecem a nova sede do museu MAGMA
Publicação:
20/05/2025 16:15:58
Categorias:
Educação
O Museu Aberto de Geologia, Mineralogia e Astronomia (MAGMA) fica na Demétria e oferece um roteiro diversificado aos estudantes

Durante o mês de abril, alunos de três escolas da Rede Municipal de Ensino visitaram a nova sede do Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia (MAGMA). Estudantes da EMEF Jonas Alves de Araújo (01/04), EMEFI Hernâni Donato (02/04) e da EMEFI Cardoso de Almeida (16/04) estiveram no museu para visitas didáticas no local.


O roteiro de atividades contou com a peça teatral “Água de Pedra”, apresentada pelos artistas Fernando Vasques e Mimi Tortorella, seguido da oficina de tintas de terras de Botucatu, sob orientação da arqueóloga Dhara Rodrigues, e com a monitoria guiada da geógrafa curadora Berenice Balsalobre e da historiadora Isadora Balsalobre, que apresentaram às turmas o acervo de rochas, minerais, fósseis e painéis do museu.


Ao final das visitas, os estudantes exploraram a calçada geológica e da vida na área externa do museu, que possui marcos importantes sobre as formações da Via Láctea e da Terra, bem como sobre a evolução da diversidade dos grupos de vida. Cada estudante também foi presenteado com um mapa de memória com elementos naturais representados no MAGMA e uma pequena pedra.


Os alunos foram acompanhados pelo prof. Vinícius Nunes Alves, que leciona Ciências e Experiências em Ciências da Natureza nas três escolas, pela coordenadora pedagógica da área de projetos, Cristiane Messias, pela assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Cristina Mattos, além das equipes da coordenação das respectivas escolas.


A recepção das turmas contou com recursos do projeto “Educação Ambiental e Geoconservação na Área de Recarga do Aquífero Guarani” desenvolvido pelo MAGMA com apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Compartilhar
share
Escutar Conteúdo
Voz:
play_arrow
stop
Utilizamos cookies e outras tecnologias para aprimorar sua navegação e experiência em nosso site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Ler Política de Privacidade.
Aceito