Nesta última segunda-feira (28), as unidades da Rede Municipal de Ensino realizaram uma série de atividades e ações educativas relacionadas ao Dia Mundial da Educação.
De
acordo com o portal Brasil Escola, a data é celebrada porque, em 28
de abril de 2000, foi assinado um compromisso internacional pelos
líderes de 164 países, incluindo o Brasil, a fim de garantir o
desenvolvimento da educação no mundo.
Confira
o que cada escola desenvolveu para celebrar essa importante data no
ano letivo:
EMEF
Antenor Serra
No
Serrinha, os alunos do Fundamental I mostraram que o conhecimento
floresce em cada um de nós. Em uma atividade especial, construíram
juntos a Árvore do Conhecimento, onde cada folha trouxe curiosidades
no estilo "Você sabia que...?", representando os
aprendizados do Primeiro Bimestre. A atividade foi inspiradora ao ver
o entusiasmo deles compartilhando seus conhecimentos e transformando
a escola em um verdadeiro jardim de ideias!
EMEFI
Profª Elza Judith Carmelo Torres
No
Elza Judith, os alunos fizeram uma atividade interdisciplinar de
notas musicais e sílabas, com o objetivo de apresentar as notas
musicais aos alunos, quais são mais graves e mais agudas entre elas.
Também escreveram e coloriram na atividade “O planeta que eu
quero”, mostrando práticas voltadas para a preservação do meio
ambiente.
EMEF
Prof. Francisco Guedelha
No
Dia D da Educação, todas as turmas participaram de atividades que
envolveram criatividade e colaboração, como a pintura de peças de
quebra-cabeça, símbolo da inclusão e da diversidade na educação.
O objetivo foi montar um painel coletivo, reforçando a importância
de uma educação para todos, onde cada pessoa seja valorizada e
tenha seu direito garantido.
EMEF
Francisco Marins
Os
alunos do 5º ano do Francisco Marins realizaram um jogral, que é um
poema recitado em conjunto e em linguagem teatral. A atividade
reforça a atuação da equipe da escola em estimular a leitura e o
trabalho em equipe, pois é uma atividade que precisa de sintonia e
cooperação entre os envolvidos.
EMEFI
Profª Jesumina Domene Dal Farra
Com
dedicação, criatividade e profundo conhecimento, a equipe de
profissionais do Jesumina têm desenvolvido projetos inovadores que
fortalecem o aprendizado e inspiram os alunos. As atividades
interdisciplinares, oficinas, projetos pedagógicos e ações
voltadas ao desenvolvimento integral dos estudantes promovem
experiências significativas dentro e fora da sala de aula. Cada
trabalho é resultado de planejamento, pesquisa e, acima de tudo,
paixão pelo ensino.
EMEF
Dr. João Maria de Araújo Jr
Os
estudantes do João Maria escreveram e desenharam em papéis
coloridos algo que gostariam de aprender ou ser no futuro. As folhas
foram utilizadas para montar as Árvores dos Sonhos, criando um mural
coletivo e inspirador na escola. Em sala de aula, também
compartilharam seus sonhos com a turma, a fim de a motivar os
estudantes a valorizarem o aprendizado de forma lúdica e
colaborativa.
EMEFEI
Luiz Carlos Aranha Pacheco
A
Escola Pacheco elaborou um material “Ontem e Hoje”, que envolve
ex-alunos (ontem) e os atuais (hoje) compartilhando suas vivências e
experiências em comum que tiveram no ambiente escolar. O ontem tem
como tema “as primeiras pegadas de uma história que não para de
crescer”, enquanto o hoje ressalta o “orgulho do que fomos, força
no que somos e esperança no que seremos”.
EMEFI
Profª Lygia Camargo Pardini
Na
1ª Caminhada da Educação da escola, os professores discutiram a
temática Educação com seus alunos, que produziram cartazes e
organizaram uma linda caminhada nos arredores da escola, no bairro de
Vitoriana. Uma inspiradora caminhada para reafirmar o compromisso da
comunidade escolar em valorizar o aprendizado como pilar fundamental
para um futuro promissor.
EMEFI
Profª Nair Amaral
Os
alunos do Nair Amaral produziram um vídeo com o tema “Por que você
acha a escola importante?”, em que os próprios alunos se
entrevistam e explicam a importância da escola e do que mais gostam
no processo de aprendizagem que estão inseridos.
EMEFI
Rafael de Moura Campos
Com a atividade “Nosso Bairro, Nossa Casa”, foi trabalhado o mapa de Botucatu com as localizações dos bairros. As crianças desenharam suas casas, ruas, colocando nome da rua e bairro onde moram. Também produziram desenhos para estimular o protagonismo, pois valoriza a autonomia e a participação ativa das crianças no processo de aprendizagem.