Nesta
semana, a gestão do Prefeito Fábio Leite completa 100 dias de
atuação. Como meta da nova administração municipal, as
Secretarias Municipais trabalharam fortemente para a entrega de ações
e projetos para a população botucatuense.
Ao longo da
semana, a Prefeitura fará a divulgação do resumos de atividades
por Secretarias, destacando as principais atividades. Nesta
quinta-feira
(10),
serão apresentadas as ações das Secretárias de Segurança,
Agricultura e Meio Ambiente,
além da
Defesa Civil.
Confira
os principais dados, estatísticas e conquistas nesse
período:
Secretaria
de Segurança
Botucatu
é destaque nacional na segurança, sendo apontada como a 2ª cidade
mais segura do Brasil. Essa conquista é possível por conta de
investimentos como em novas viaturas das Rondas Municipais (ROMU e
ROMO), na Muralha Virtual do COI (Centro de Operações Integradas) e
no trabalho conjunto envolvendo Polícia Militar, Polícia Civil e
Guarda Civil Municipal.
No primeiro trimestre do ano, a GCM realizou um total de 18.338 ações, entre elas 6.142 pontos de estacionamento na Operação Presença, 4.064 rondas escolares, 123 prisões e 6 recuperações de veículos furtados ou roubados.
Voltado ao comércio de Botucatu, foi implementado o botão “Comércio Mais Seguro” e a Patrulha Comunitária do Comércio, com 3 viaturas dedicadas à proteção dos comerciantes. Também foi criado o programa de Patrulhamento nos Distritos Industriais, garantindo mais segurança dos funcionários e empresários que atuam nos quatro locais, e a ampliação da Patrulha Maria da Penha, para prevenção e combate de casos de violência doméstica.
Em
parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, foi implantado o Grupo de
Proteção Ambiental (GPA) com patrulhamento dedicado em Vitoriana,
Rio Bonito, Porto Said, Mina e Alvorada da Barra, o que ampliou o
efetivo de trabalho do patrulhamento rural e ambiental da
GCM.
Secretaria
de Agricultura
Com o objetivo de apoiar o produtor rural do município, a Secretaria de Agricultura promoveu nos primeiros 100 dias do ano visita a 56 hortas comunitárias, 35 serviços de patrulha rural e atendimento a 50 produtores a respeito das demandas locais e da comunidade agrícola.
A Agricultura também participou de reuniões de diversos conselhos municipais e de programas como o Programa UVA, Curso de Batata, Curso Olerícolas e do Fórum Municipal Urbano e Interurbano. Também foi implantado o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), que tem como objetivo realizar a inspeção e fiscalização dos estabelecimentos industrializadores e dos produtos de origem animal, para que assim gere mais confiança no processo final da produção.
Foi feito o levantamento das necessidades locais e o desenvolvimento de um plano de marketing e comunicação para incentivar o publico local e regional a consumir nas feiras municipais e, assim, fortalecer a agricultura local.
Secretaria de Meio Ambiente
Em 2025, a Secretaria do Meio Ambiente já atingiu 7 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidas pela ONU com as ações realizadas. Algumas delas estão incluídas no Botucatu Cidade Viva, que conta com a parceria da CPFL e da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/Unesp) e já plantou mais de 100 mudas no programa de arborização urbana.
O Meio Ambiente mantém uma parceria com a FCA/Unesp para treinamento voltado ao combate de incêndios florestais e em projetos de extensão da faculdade. Também possui parceria com a empresa Químea para destinação correta de resíduos eletrônicos e com a Reciclanip para implementação da logística reversa no descarte adequado de pneus.
O Projeto Cuesta Composta já beneficiou mais de 200 famílias, que foram incentivadas a trocar o descarte de resíduos orgânicos do lixo comum para as composteiras. Além disso, a Secretaria também coleciona números de expressão, como o início de 139 autos de infração ambiental, o envio de 28 mil pneus para a logística reversa e a destinação correta de 8.870 kg de resíduos eletrônicos nesse período.
Defesa Civil Municipal
Com
o objetivo de fortalecer a capacidade de resposta do município
frente a desastres naturais, emergências urbanas e ações
preventivas, a Defesa Civil Municipal realizou uma série de ações
integradas voltadas à estruturação e modernização da equipe
nesse período de 100 dias, com o objetivo de garantir um serviço
eficiente, resiliente e voltado à preservação de vidas.
Foram retomadas as ações de regularização e notificação de ocupantes em áreas de risco, havendo o mapeamento das áreas de risco e a notificação de ocupações irregulares com base em critérios técnicos e legislação vigente. Na estrutura, foi promovido o aumento do efetivo da equipe e a aquisição de um caminhão para combate a incêndios florestais.
A capacitação das equipes ocorreu em cursos do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP), em parcerias com instituições como SENASP, CENAD, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual, e também através da criação de um calendário de treinamentos contínuos com metas e avaliações internas da equipe.