Prefeito Fábio Leite assina Decreto de Emergência e lança pacote de ações de enfrentamento à Dengue
Publicação:
27/01/2025 16:19:27
Categorias:
Governo
Saúde
Infraestrutura
Zeladoria e Serviços
Comunicação
Ações deverão ser intensificadas por 90 dias, período em que há alto volume de chuva e dias quentes, o que favorece a proliferação de mosquitos

O Prefeito Fábio Leite, junto com a equipe de secretários municipais, lançou nesta segunda-feira, 27, um pacote com medidas de enfrentamento à dengue. As ações envolvem as Secretarias de Saúde, Infraestrutura, Zeladoria e Comunicação. Entre as ações, o Prefeito também assinou um decreto de emergência que permite atividades de combate ao mosquito.


Atualmente, Botucatu registra 65 casos de dengue. No ano passado, a Cidade viveu sua pior epidemia de dengue, contabilizando 16.434 casos e 12 óbitos pela doença.


Durante o mês de janeiro, a Vigilância Ambiental em Saúde realizou a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que tem por objetivo medir o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em sua fase larvária e identificar quais são os recipientes existentes nos domicílios que estão se tornando criadouros de mosquitos. O ADL apontou que 3% dos imóveis visitados estavam com larvas de mosquitos, o que representa sinal de alerta para transmissão da dengue.


De acordo com o ADL, 85% dos criadouros de mosquitos são recipientes úteis à população, ou seja, são criadouros animais, vasos de plantas, ralos e calhas, piscinas e outros recipientes ú teis para o morador, mas que estão mal armazenados.


Para evitar que a transmissão de casos ocorra, a Prefeitura realizará uma série de atividades ao longo dos próximos 90 dias, período em que há alto volume de chuva e dias quentes, o que favorece a proliferação de mosquitos. Tais ações foram anunciadas em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 27. Confira:



SAÚDE


Vigilância Ambiental em Saúde

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), e a Defesa Civil realizarão ciclos de pulverização de larvicida biológico em todas as regiões do município. O objetivo é que todas as casas da Cidade recebam a ação.


Para a aplicação do produto, será utilizado um mini gerador de aerossol que vai acoplado a uma pick-up. As viaturas que realizarão a aplicação do produto contornarão os quarteirões a uma velocidade de entre 5 e 10 km/h. P or isso, os motoristas deverão estar atentos.


O produto será aplicado no início da manhã (a partir das 6h30) e final da tarde (a partir das 17h30), horários em que as condições de temperatura são mais favoráveis para a pulverização.


O objetivo da aplicação é fazer com que o larvicida biológico alcance os possíveis criadouros de mosquitos, sendo muitos de difícil acesso no interior dos imóveis, e crie uma ação residual de longa duração para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti em sua fase larvária.


Durante a aplicação, não é necessário sair da residência. O produto utilizado não é prejudicial a pessoas, animais domésticos, abelhas e meio ambiente. Em caso de chuva ou vento superior a 12 km/h no horário da aplicação do produto, a atividade será reagendada. Confira a agenda de nebulização desta semana:


. S egunda-feira (27/01):

17h30 - Parque Marajoara;


. T erça-feira (28/01):

6h30 - Cohab III (SESI);

17h30 - Parque Residencial 24 de Maio e Jardim Santa Mônica;


. Q uarta-feira (29/01):

6h30 - Jardim Santa Maria;

17h30 - Residencial Jardim do Bosque e Jardim Maria Luiza;


. Q uinta-feira (30/01):

6h30 - Jardim Maria Luiza e Residencial Paratodos;

17h30 - Jardim Cedro e Jardim Aeroporto;


. Se xta-feira (31/01):

6h30 - Jardim Santa Cecília, Conjunto Habitacional José Antônio Lungo e Jardim Aeroporto;

17h30 - Residencial Lívia.


A Vigilância Ambiental em Saúde também manterá a visita domiciliar a todas as casas, orientando os moradores sobre medidas de prevenção, identificando objetos que podem oferecer risco de acumular água da chuva e explicando os sintomas e quando procurar ajuda médica.


Atendimento Médico

Todas as unidades de saúde estão preparadas para atender os pacientes com sintomas de dengue. A Secretaria de Saúde reforça que são sintomas de dengue: febre, náusea, vômito, manchas avermelhadas e dores de cabeça, no corpo ou atrás dos olhos. Pessoas com febre e dois ou mais sintomas devem procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica e testagem.


O Pronto Socorro não realizará testes de dengue, sendo que os pacientes devem se dirigir à s unidades de saúde.


Ações Educativas

As Secretarias de Saúde e Educação se unirão para fazer um grande trabalho de conscientização e educação com as crianças matriculadas na rede municipal de ensino, além dos alunos da s rede s estadual e particular. O objetivo é fornecer material para que os professores consigam abordar o tema em sala de aul a e orientem os alunos sobre noções de prevenção à doença.



INFRAESTRUTURA E ZELADORIA


As Secretarias de Infraestrutura e Zeladoria unirão forças e equipes para realizar uma grande ação de limpeza em Botucatu.


A Secretaria de Infraestrutura disponibilizará 25 servidores que estarão exclusivamente trabalhando n as ações de limpeza de guias e sarjetas e apoiando as equipes da Zeladoria. Além de mão de obra, a Secretaria também disponibilizará ferramentas manuais e caminhões para o serviço de limpeza da cidade.


Já a Secretaria de Zeladoria ampliará o número de pessoas trabalhando no combate à dengue. A equipe, que hoje é composta por 55 servidores, contará com um efetivo de mais de 177 pessoas a partir desta semana. Entre as ações da Secretaria, o enfoque nas próximas semanas será:


. Roçagem de guias e calçadas;

. Roçagem de áreas verdes e institucionais;

. Roçagem de Prédios Públicos;

. Capinação e raspagem de guias e calçadas;

. Limpeza d e terrenos e vielas (possíveis criadouros);

. Coleta de inservíveis;

. Fiscalização de terrenos p articulares.


O objetivo das equipes será de eliminar criadouros de mosquito e evitar a proliferação da dengue em Botucatu.


A Prefeitura orienta que todos os proprietários de terrenos os mantenham limpos, capinados e sem lixo armazenado, principalmente neste período de calor e chuva.


Decreto de Emergência

O Prefeito Fábio Leite também assinou o Decreto 13.434, que Declara situação de emergência em Saúde Pública no Município de Botucatu em razão do aumento de casos de dengue, bem como determina a adoção de medidas de prevenção e combate à proliferação dos mosquitos transmissores dos vírus da Dengue e Chikungunya ”.


O documento também prevê medidas de limpeza, como capinação de terrenos particulares. Após a publicação deste Decreto, a Prefeitura poderá fazer a limpeza de terrenos com mato alto, aplicando multa e cobrando o ressarcimento do serviço do proprietário.


O que deve ficar bem claro é que a Prefeitura não quer onerar a população. Queremos que cada um dos cerca de 15 mil proprietários de terrenos mantenham seus espaços limpos e nos ajudem no combate à dengue, mas se isso não acontecer, nós faremos a limpeza e receberemos o ressarcimento por essa ação”, destacou o Prefeito Fábio Leite.


O Decreto 14.434 de 27 de janeiro de 2025 está disponível para consulta AQUI .



POPULAÇÃO


Para evitar uma nova epidemia de dengue, o combate ao mosquito deve ser feito em conjunto. A Prefeitura realizará esta série de ações durante os meses críticos, mas cada morador deverá ser responsável por seu quintal, vistoriar diariamente, eliminar água parada e os proprietários de terrenos devem mantê-lo s limpo s , com mato aparado e sem lixo acumulado.


Compartilhar
share
Escutar Conteúdo
Voz:
play_arrow
stop
Utilizamos cookies e outras tecnologias para aprimorar sua navegação e experiência em nosso site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Ler Política de Privacidade.
Aceito