*Conteúdo publicado de acordo com os termos constantes no Parecer Jurídico em anexo ao Processo Administrativo n.º 20249/2024
Essa palestra se destina a todos os interessados sobre a documentação como estratégia para salvaguarda de acervos, tanto em seu método quanto sua relevância para museus, pesquisadores e outros acervos. Será uma apresentação introdutória sobre a importância de se manter e atualizar um índice que norteia as instituições que preservam bens tão importantes para uma cidade e sua cultura.
A ação faz parte do projeto contemplado pelo proac 34/2023: "muhp, um bom começo", Edital promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e previu, além dessa palestra, catalogação das peças doadas ao museu histórico e Pedagógico Francisco Blasi de Botucatu durante e após a pandemia de Covid-19, e também a doação posterior dos equipamentos usados para realização deste trabalho à Secretaria de Cultura de Botucatu.
Sobre a palestrante: Luiza Cristina Mendes da Silva Barbosa é museóloga de graduação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, especialista em Arte e Cultura pelo IUPERJ e mestranda em Memória e Acervos pelo Programa de Pós Graduação em Memória e Acervos - PPGMA da Fundação Casa de Rui Barbosa. Também foi museóloga concursada da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru.
SERVIÇO
Palestra: Documentação museológica enquanto estratégia de salvaguarda da coleção do Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi
Quando: 27/09 às 14h
Onde: Pinacoteca Fórum das Artes
Rua General Telles, 1040, Centro - Botucatu
Duração: 120 minutos
Atividade Gratuita de Classificação Livre