Cultura
02/10/2014 - Andreia Seullner
Abertura da exposição “VI(VER) diálogo gráfico” será neste sábado (4)

A abertura da exposição “VI(VER) diálogo gráfico” será realizada neste sábado (4), às 11 horas, no espaço expositivo do Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins (MAC), saguão do Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.

 
Ela traz para Botucatu recortes representativos da produção paulista contemporânea em desenho, gravura e linguagens afins. A mostra reúne trabalhos de quarenta e um artistas de Guarulhos, Campinas, Jundiaí, Atibaia, São Caetano do Sul, Santos, São José dos Campos, Capital e Litoral Norte do Estado. 
 
Durante a abertura haverá um encontro aberto entre artistas e público, e também será realizada uma apresentação da OCASS - Orquestra de Cordas Aécio de Souza Salvador.
 
Na exposição o visitante terá contato com as mais diferentes técnicas de gravura, monotipia e desenho, além de trabalhos gráficos realizados a partir de modernas ferramentas digitais. Nela o visitante encontrará um painel de matrizes de gravura e poderá manipulá-las com o auxílio de mediadores do museu, numa proposta que visa estimular novas formas de leitura e fruição da obra gráfica. 
 
Esse painel tátil tem por objetivo também promover a inclusão de pessoas com deficiência visual no riquíssimo universo das linguagens gráficas. 
 
A exposição reúne artistas gráficos de diferentes gerações ganha características singulares pela inclusão de um núcleo histórico, somando assim à produção contemporânea obras da segunda metade do século vinte. 
 
O evento encerra o ciclo de exposições VI(VER) diálogo gráfico, que percorreu ao longo de 2014 sete municípios paulistas, uma realização do Governo do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural – ProAC. 
 
A diretora do MAC, Claudia Bassetto, explica que além da exposição no teatro com vários artistas o projeto também realizou em Botucatu a aplicação de imagens nos tapumes da futura Pinacoteca, no antigo Fórum. “Mais de 40 artistas participam deste projeto e no Teatro estão expostos trabalhos de cada um deles”, comenta.
 
De acordo com o responsável pelo projeto, Hélio Schonmann, Botucatu foi escolhida para receber a exposição por desenvolver um trabalho atuante na área de museus. “O fato de existir um Museu de Arte Contemporânea atuante contribuiu muito para trazermos este projeto a Botucatu. A Cidade também oferece uma estrutura para a exposição, como a monitoria já que temos o painel tático que necessita de um acompanhamento”, comenta.
 
Monitoria – Painel tátil 
 
Visitas agendadas à mostra terão como atração especial um painel de matrizes (de xilogravura, gravura em metal, estêncil, entre outras) e estampas em relevo (cópias tiradas a partir das matrizes), que poderão ser tocadas. 
 
Essas matrizes e estampas apresentam texturas, encavos, recortes e sulcos que são fruto de vários procedimentos (corte, corrosão, colagem, entre outros), realizados sobre chapas de diferentes materiais (alumínio, cobre, ferro, madeira, acrílico, papel, acetato e outros), oferecendo uma riquíssima experiência tátil e abrindo campo a novas formas de aproximação e leitura da obra gráfica. 
 
A partir das sensações originadas da fruição tátil, monitores do museu introduzirão noções sobre os diversos processos de gravação e diferentes abordagens gráficas presentes nos trabalhos expostos. A atividade é aberta ao público em geral e deve ser agendada. 
 
A exposição segue no Teatro até dia 30 de outubro e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 13 às 19 horas e durante os espetáculos.  Os agendamentos para visitas devem ser realizados pelos telefones (14) 3882 -9004 ou 3882-1489.
 
Serviço
Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci 
Praça Coronel Moura, nº27 – Centro 
 
Foto
Abertura da exposição “VI(VER) diálogo gráfico” será neste sábado (4)
Foto
Abertura da exposição “VI(VER) diálogo gráfico” será neste sábado (4)
Foto
Abertura da exposição “VI(VER) diálogo gráfico” será neste sábado (4)
Foto
Abertura da exposição “VI(VER) diálogo gráfico” será neste sábado (4)
Foto
Abertura da exposição “VI(VER) diálogo gráfico” será neste sábado (4)
     
Compartilhar
Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook
Próxima notícia: Inscrições para novos alunos na Educação Infantil estão abertas até 28 de novembro
Notícia anterior: Empresa de ônibus homenageia Museu do Café
Índice de Notícias